sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Uma voz que me chamou e eu atendi!


Foi um dia, quando eu menos esperava..
que ouvia uma voz la no fundo do meu coração que me chamava para algo diferente... mais eu sendo muito nova não entendia.
Mais o tempo foi passando, essa voz nao parava de me chamar, foi ai que eu resolvi perguntar ao dono dessa voz o que Ele queria de mim. Mesmo sendo muito pequena, eu disse: Senhor, o que tu queres de mim ? Eu não estou conseguindo entender... seja mais claro, pois não importa o que queres, aqui eu estou!
O tempo ia passando, e essa voz continuava a me chamar, e eu ainda nao entendia o que Ele queria de mim.
Mais com o passar do tempo, fazendo os meus trabalhos na paroquia, eu via que Deus me queria ali, mais que Ele queria por inteiro, sendo toda d'Ele. Ele deixava claro, que tinha uma outra missão para mim, que mesmo sendo muito nova eu tinha que aceitar.
Então, foi quando comecei a perceber os sinais de Deus e logo vi que Ele me queria na Vida Religiosa.
Foi então, aos 11 anos, que senti o chamado de Deus à Vida Religiosa.
Logo no inicio, eu sentia muito medo, pois não era fácil, para uma criança de 11 anos, saber que a ela foi confiada uma missão dessa. Mais mesmo com muito medo, eu disse: Eis-me aqui, Senhor!
Mais sempre me perguntava: Senhor, por que eu ? Entre tantas na minha familia, por que logo eu ?
Pois nao achava que fosse capaz, de deixar tudo e entrar na barca de Jesus.
Sempre perguntava: Senhor, é isso mesmo ? Tens certeza ? Se essa é a Tua vontade, aqui eu estou!
Pedi a Ele que se fosse aquilo mesmo, que Ele colocasse na minha vida uma pessoa para me orientar, pois eu nao sabia como chegar la.
Foi quando minha prima, me chamou para entrar em um grupo de perseverança, da nossa paroquia.La nesse grupo, eu me encontrei com uma irmã, foi quando comecei a ter contado com as religiosas.
Essa irmã, deu para cada membro do grupo, um livro que contava a historia de Me. Savina e pediu que cada jovem fizesse um resumo.
Ao chegar em casa, eu li essa livro varias vezes. Aquela historia me interessava tanta, eu me apaixonei pelo testemunho da jovem savina, que fez de sua vida doação a Deus e aos irmãos mais necessitados. Foi então, que eu vi onde Deus me queria de verdade. Ele me queria como uma Irmã dos Pobres de Santa Catarina de Sena.
Mais eu ainda tinha 11 anos, tinha medo de contar para as pessoas, tinah medo de deixar tudo mesmo e entrar nesta barca de Jesus e ir onde Ele quisesse me levar.
O tempo foi passando, ali no meu coração eu ja tinha dado o meu Sim à Deus, mais ninguém sabia...
Eu nao contava para ninguem que Deus havia me chamado para uma missão diferente e que eu ja tinha dado o meu Sim à Ele.
No meu coração de criança ainda nessa época, eu ja ia fazendo as minhas renuncias, os meus planos com Deus, ja ia procurando saber mais sobre a vida religiosa. Continuava com os meus trabalhos na paroquia e na comunidade. Continuava com o meu grupo de perseverança, onde nos reuniamos todas as sexta-feira.
Ali era onde me encontrava com a irmã, a unica que eu conhecia. Quando terminava a reunião, eu ficava ansiosa para a proxima sexta, para poder encontra-la novamente. Mais tudo aquilo eu guardava no silencio do meu coração, nao compartilhava com niguem.
Com esse vai e vem, um ano se passou... Eu ja tinha 12 anos, estava cada vez mais decidida.
Foi entao, em um sabado do mês de Agostoque eu estava no meu grupo de Adolescentes e o meu orientador convidou essa Irmã, para ir dá uma palestra sobre vocação, como estavamos no mês vocacional.
Quando a irmã começou da Vida Religiosa, os meus olhos não piscanvam de tanto que eu queria prestar atenção, ela ia falando e Deus em chamando cada vez mais e mais...
No final, eu falei pra mim mesma: É AGORA! Levantei minha mão e disse: Irmã, eu quero seguir a Vida Religiosa, o que eu faço para chegar la?
Ela me perguntou mais de uma vez se era sério aquilo e eu respondia com firmeza: Sim, é serio!
Foi quando ela me exolicou tudo direitinho, mais no fim eu fiquei triste pois ia ter que esperar mais 6 anos para entrar para o convento, porque so podia entrar com 18 anos. Mais eu aceitei a espera!
Mais em meio a tudo isso, ainda tinha um problema: minha familia ainda nao sabia de nada ainda.
Eu pedi a Deus que me desse força, pois eu ia ter que contar e sabia que a reação deles nao serias das melhores.
Foi quando eu cheguei assim com jeitinho e contei para eles. Muitos não aceitaram, eu so tive o apoio da minha madrinha (que me ajudou muito). O problema dos meus pais, é que eu sou filha unica, eles tinham medo de me perder. Mais com o tempo, eu fui mostrando a eles que nao era bem assim, rezei muito e tive muita paciencia também.
Ai eu iniciei minha caminhada vocacional, mesmo sem eles aceitar minha decisão. No primeiro encontro vocacional que fui, fora da minha cidade Jusav (Juventude Saviniana), eu tive que fazer até greva de fome, para que eles entendessem que eu nao ia desisitir. Até que permitiram que eu fosse.
Eu ja tinha 14 anos, foi quando tomei minha decisão definitiva. E comecei a deixar tudo mesmo.
Todos sempre me diziam, você nao pode ter certeza de sua vocação, pois nunca teve uma experiencia de namoro... eu nao queria ter, mais também nao dizia que não ia ter. Se um dia fosse a vontade de Deus que eu tivesse, eu teria sim.
Foi aos 15 anos, que tive minha primeira experiecia de namoro. Eu senti a necessidade de passar por aquela experiencia, antes de ingressar mesmo na Vida Religiosa. Passei, mais aquilo tudo so me deu mais certeza da missão que Deus havia me confiado. Na experiencia de namoro, nada me preencheu, aquilo foi tão vazio, nao tinha sentido pra mim. Pois somente o amor de Deus me preenche e me faz feliz. Entao, passei por aquela experiencia e sair dali firme na minha vocação, era mesmo na Vida Religiosa que Deus me queria, nao tinha mais duvidas.
Hoje, tenho 16 anos... Falta apenas 2 para que eu possa ingressar de uma vez na Vida Religiosa.
As perseguições são tantas, as tribulações também. Mais permaneço firme e edificada em Cristo.
Sou vocacionada das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, sou feliz e realiazada! Por cada uma da familia religiosa que faz parte de minha vida. São pessoas maravilhosas, simples e felizes.

Só amor de Cristo me sacia, so amor d'Ele me basta.
Como vela, eu me consumirei no Altar do Senhor.
Farei da minha vida, doação total, à Deus e aos meus irmãos.
Sei que o Seu amor, vai me sustentar até o fim. Nada vai me abalar e nem me vencer.

O Senhor me chamou, e eu nao pude resistir ao Seu amor.
Ouvi, atendi, respondi, renunciei e me abandonei.
Hoje sou feliz&realizada!
Que Deus abençoe a todos,
Maria e Me. Savina inteceda e guarde.

Paz e Bem!






Manuelle Reis Gonçalves.


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Como ouvir a voz de Deus ?


Foi no silêncio e na solidão  que Elias  ouviu a voz de Deus  na  suavidade de uma brisa. Na contemplação, os profetas, em recolhimento, sentiram o chamado e deixaram-se impregnar pelo Espírito, adquirindo forças para sua missão.

O silêncio e o recolhimento na oração foram e são marca constante na Igreja, desde quando os Apóstolos, no Cenáculo, por nove dias, na oração e no silêncio, esperaram a manifestação do Espírito Santo. Os eremitas fugiam e fogem das concupiscências da carne e da soberba da vida, indo para o deserto onde entregam-se ao conhecimento de si próprios e à união com Deus, para irradiarem a vida na Igreja com sua sabedoria.

Santa Tereza afirmava que Deus sempre quer nos falar, mas o mundo faz tanto barulho que não o podemos ouvir. “Tudo o que é definitivo nasce e amadurece no seio do silencio: a vida, a morte, o além, a graça e o pecado. O palpitante está sempre latente”.

Diz a Catequese Católica


 Muitos podem ficar se perguntando, como ouvir a voz de Deus mesmo em meio a tanto barulho do mundo ?
É muitas vezes é bem dificil parar um pouco, ficar um momento longe de tudo e de todos para ouvir aquilo que Deus tem a nos dizer. Pois só no silencio do coração que Ele nos fala. 
Quando nos silenciamos e colocamo-nos um momentos na presença de Deus e calamos a voz da nossa alma, Ele vai  nos falando de varias formas. Ouvir a voz de Deus, é estar docil a ação do Espirito Santo que agi em nós. 
Uma boa dica para se ouvir a voz de Deus é: se colocar sempre diante do Sacrário, em silencio para escutar o que Deus tem a nos dizer. E ir permitindo que a voz d'Ele penetre todo o nosso ser, e deixar-se guiar por essa voz.
 Assim como Deus chamou um dia os seus discipulos, chamou os grandes Santos e Santas da Igreja, um dia Ele me chamou e me confiou uma missão... Mais hoje Ele chama você! Silencie seu coração, escute a voz d'Ele, atenda e siga sem medo e sem duvidas.
Deus continua chamando a todos, o que falta nas pessoas é ouvir e atender. Não deixe mais que o mundo, te atrapalhe em ouvir a voz de Deus....Todos os dias se afaste de tudo e de todos e fique ao menos 10 minutos em sintonia com Deus. Cale a voz de sua alma e ouça a d'Ele.
Pois Deus chama você!



Paz e Bem!
Manuelle R. Goncalves



Saudações...

Olá meus queridos, hoje a internet é a melhor forma de comunicação. Por isso estou aqui, para tentar mostra para você a beleza que é se sentir chamado por Deus para alguma missão. Hoje com o barulho do mundo, fica dificil de se ouvir a voz de Deus, ouvir o que Ele quer de nós. Mais estou aqui para dizer que Deus chama você. Seja docil, silencie seu coração e ouça o que Deus quer falar para você.
Estou aqui para dar me tstemunho a vocês, contar minha historia e partilhar com vocês a alegria que sinto em ser chamada por Deus. Ele me chamou para uma missão diferente, vou ser uma religiosa (freira), quero mostrar também para vocês a beleza da vida religiosa e dizer que vale apena seguir a vontade de Deus. Falarei mais sobre isso com vocês nos meus postes.
A paz de Cristo esteja em seus coraçoes, e o amor de Maria. Paz e Bem !